Patrocinadores
![client](images/client/brazilFoundation2.png)
![client](images/client/logo_ied_br.png)
![client](images/client/RioCriativo.png)
Informar mulheres ambulantes para ampliar seu potencial empreendedor, alinhados aos seus propósitos de vida, através de uma jornada lúdica, que usa sua própria linguagem.
No repasse dos conteúdos as beneficiárias identificaram que passaram a repassar os conteúdos para pessoas de sua rede próxima, como os filhos, tornando-se assim multiplicadoras dos conteúdos repassados. Foi destacado a adesão de estratégias de organização física do espaço e de procedimentos de rotina dos negócios.
As oficinas foram muito boas, tenho muito a agradecer. Quando eu chegava em casa, passava as coisas pra minha filha, pra ela também aprender. Se tiver outra oficina, eu vou fazer de novo, porque você vai relembrando, praticando. Eu gostei de tudo, todas as aulas.
“Eu não sou muito de me divulgar. Mas com as oficinas percebi que tenho que trabalhar isso em mim, divulgar mais. Já comecei a fazer mais [conteúdo para] as redes sociais. Acho que fiquei mais firme para falar com as pessoas, mais segura para orientar o colaborador, indicar o que eu quero e como eu quero.”
“Eu comecei a organizar planilha com todos os meus gastos, para poder ver qual o meu lucro. Fiz um grupo no whatsapp para manter contato com as clientes, avisar dos produtos que chegaram, promoção, etc. Mando foto, eles perguntam também. Produzi uma marca, cartão de visitas, e quero colocar ela tb em bolsa e uniforme para a gente [os 2 filhos maiores trabalham na barraca]. Isso cria uma identidade, né? Padronizei os cabides. Comecei a colocar, na barraca, placa avisando das promoções, fiz uma na black friday também. “
Elas enfrentam a batalha das calçadas todos os dias. Nas mãos os produtos mais variados, de frutas a artigos de vestuário e produtos de perfumaria, e a disputa para encantar os clientes. O trabalho de mulheres ambulantes - ou camelôs - é duro e a concorrência e os desafios são enormes. Para desenvolver ainda mais o potencial de negócios dessas mulheres, o coletivo carioca Gênero Importa? desenvolveu o projeto Empreendedoras Populares, financiado pela Brazil Foundation no Edital de Projetos de 2017.
O intuito foi empoderar mulheres ambulantes a entenderem seu papel como mulheres de negócios e estimulá-las a serem agentes de mudanças em suas realidades.
No projeto Empreendedoras Populares nossa mobilização de participantes consistiu em um trabalho de divulgação em pontos de camelôs, com um time de voluntários com afinidades a causas de gênero e desenvolvimento socioeconômico, através de divulgação nas mídias e divulgação nas redes sociais. O follow-up do projeto se deu através de contato de whats app. Nosso evento de lançamento do projeto foi realizado no IED (Istituto Europeu de Design) no Rio de Janeiro.
A formação aconteceu numa jornada lúdica, de forma prática e dinâmica, em 5 módulos, onde as participantes foram levadas a refletir sobre sua atuação como camelô, até estratégias e ferramentas de gestão e marketing e identificação de oportunidades. As atividades foram realizadas na Incubadora Rio Criativo.
Os módulos oferecidos foram: Quem sou eu na fila do pão? - Primeiros passos sobre se reconhecer como mulher e empreendedora de negócios; Camelô sim, desinformada não! - Orienta as participantes para entender suas atividades como um negócio; No gogó e de olho nas oportunidades - Capacita as empreendedoras quanto às oportunidades do mercado, técnicas de vendas de produto, relacionamento com o público, relação de consumo; Eu e meu produto no mundo - Orienta sobre compras, formação de preço, estoque (cadeia produtiva), fair trade, economia circular, conceitos gerais de economia compartilhada; Tudo dominado! - Capacita as empreendedoras quanto ao controle de finanças, fluxo de caixa e gestão.
“Todo conteúdo e linguagem foram desenhados especificamente para essas mulheres, de forma que elas absorvam as informações de maneira simples e que possam aplicar sem muita firula”,
Uma das grandes lições apreendidas foi em relação a adequação do formato das oficinas para as mulheres participantes. A consultoria com as camelôs para a validação do conteúdo fez com que diminuíssemos a quantidade de dias da oficina e mudássemos a carga horária diária.